Página 8 - A Metodologia e o Material Pedagógico criado pelo Projeto Alegria


Todos profissionais experientes tem concordado que o material do Programa, como pretendido, é criado de formas à ajudar, sem criar conflitos com quaisquer outros métodos em uso, sejam nas escolas de ensino tradicional ou mesmo em escolas de música e em outras atividades tais como de corais, bandas, clinicas psicológicas, etc...

Pode-se dizer, então, que o material é tanto suficiente para dar consistência à um programa regular, quanto para servir como material de apôio, conclusão que depende, obviamente, de um conhecimento maior do projeto e dos materiais já criados e em desenvolvimento.

Esta condição, totalmente verdadeira, retira qualquer restrição ao uso deste material, desenvolvido por pessoal altamente capacitado e experiente. Por esta razão, pomos o material à disposição de todos os órgãos ou estabelecimentos de ensino e cultura, sem a mínima dúvida de que, em raros deles, se encontra pessoal capacitado para julgá-lo e, em todos estes casos, com aprovação e louvor tal como já se teve em dois milhares de opiniões documentadas do programa.

Sobretudo, todos envolvidos com a educação e o ensino, - e com a decisão de adotar ou não este material em escolas sob a responsabilidade deles, - tem que considerar os fatos esclarecedores da questão, dentre os quais se destaca o fato de que já há quarenta anos permanecem as escolas brasileiras sem musica, e sem qualquer programa de apoio psicológico à crianças, visivelmente necessitadas deste auxílio! Este já é um fato alarmante e denunciante da situação caótica da educação e do ensino no Brasil! Por isso não se poderia esperar outra cousa de cidadãos capazes e responsáveis, tais como milhares de cidadãos, sejam pedagogos, psicólogos, médicos e psiquiatras e, dentre tantos outros, os professores de música, que tem não só reclamado, mas tentado aplicar métodos em grande maioria feitos no desespêro de causa e, por isso, ainda que por pessoas bem intencionadas mas não totalmente habilitadas, resultam em experiências que logo afundam.

Foi para atender este requisito fundamental, – que tem influenciado os resultados da escola, da sociedade e do país, - que criamos o Projeto Alegria e todo o arsenal de apoio ao professor, que esperamos valorize o esforço e dedique tempo para conhecer o material e “fazer as cabeças” dos responsáveis pela escola, pela educação e pelo ensino, que sendo – errôneamente! – políticos, não são os que idealmente devem dirigir a área, como nos provam os resultados desta direção: além de nem todos serem idôneos, - como nos provam os resultados, - nem sempre são capacitados à gerenciar uma área tão específica e tão crítica, pois é a área que forma, mal ou bem, os cidadãos do país! E como todos reconhecem, é esta falha no desempenho dos políticos administradores públicos, que nos trouxe à esta condição social, assim como a ação dos atuais governantes e responsáveis pela área, nos levará à pior futuro, à prevalecerem as condições atuais...

Esta explicação, embora doméstica ao Brasil, é dada para servir como preâmbulo e bússola que ajude todos na decisão de participar ou não, comprar ou não o material oferecido, sejam os materiais didáticos, sejam os promocionais, pois também carreiam receita para este e para outros programas da Entidade.



HOME 1234567891011121314151617181920212223